quarta-feira, 20 de junho de 2018

author photo

O senador Roberto Rocha, esteve em visita ao município de Barra do Corda a convite dos trabalhadores rurais de sete municípios: Fernando Falcão, Jenipapo dos Vieira, Tuntum, Dom Pedro, Grajaú, Itaipava do Grajaú, Presidente Dutra e localidades vizinhas. Acompanhado do deputado federal Waldir Maranhão e dos deputados estaduais Alexandre Almeida e Welington do Curso, Roberto Rocha iniciou a agenda concedendo uma entrevista à Rádio Rio Corda FM 104,9. Após a entrevista, a comitiva se dirigiu à sede da AABB – Associação Atlética do Banco do Brasil, onde mil e 500 trabalhadores rurais aguardavam, entre eles, representantes de 67 Associações de trabalhadores rurais da região, dentre os quais, indígenas das aldeias Canela e Guajajara.



Na oportunidade, os trabalhadores se pronunciaram em nome das associações representadas, e entregaram várias solicitações, entre elas a de regularização de assentados das Fazendas Santa Helena e Santa Rosa, no município de Fernando Falcão, já vistoriadas pelo INCRA, que procedeu com autorização para a implantação do Projeto Arco-Íris, de fruticultura irrigada, dos quais participam 90 (noventa) famílias associadas. Incluída entre as solicitações, a Fazenda Tabocal, do município de Tuntum, passa pelo mesmo processo. Também foi solicitada a regularização de Jenipapo dos Gomes (município de Fernando Falcão) e Ourives (município de Barra do Corda). Para todas essas áreas, a reinvindicação é direcionada ao INCRA, para que sejam transformadas em assentamentos, e, assim, receber os benefícios do governo federal. Ao senador Roberto Rocha, os trabalhadores solicitaram a articulação para viabilidade das referidas demandas, por meio de atuação parlamentar.



Ao se pronunciar, o senador maranhense falou sobre ações estruturantes para que Barra do Corda e região se desenvolvam economicamente, entre elas, a construção do Aeroporto que atenderá a toda a região, e que, segundo o parlamentar, já encontra-se em fase de elaboração do anteprojeto, por empresa contratada pelo Banco do Brasil, sendo que já foram realizados os estudos ambientais e geotécnicos. Outro projeto estruturante enfatizado por Rocha foi o da travessia urbana sob a BR-226, sobre o qual o parlamentar enviou, ao Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, ofício solicitando o EVTEA -Estudo de Condições Técnica, Econômica e Ambiental, primeiro passo para implantação da obra. Para o município de Fernando Falcão, o senador informou aos presentes que destinou, por meio de sua atuação parlamentar, recursos no valor 960 mil reais, para melhoria de estradas vicinais, valor que já está empenhado.



O senador destacou, ainda, as dificuldades de moradia enfrentadas pelos maranhenses. “São 18,1% de famílias maranhenses sem habitação adequada, dos quais 55% estão na zona rural”, destacou, ao tempo em que informou do investimento de 18,3 milhões para a construção de 500 unidades habitacionais rurais em Barra do Corda, com tramitação já em andamento.

Roberto Rocha falou ainda de sua proposição para a criação de mais uma Universidade Federal no estado do Maranhão, enfatizando sobre a importância do conhecimento. “Só conheço duas formas de crescimento: produção e conhecimento. E precisamos investir em ambas, para que o Maranhão cresça”, constatou. Ao se despedir, o senador maranhense assegurou aos trabalhadores rurais de Barra do Corda e região o empenho do seu mandato como porta-voz das demandas solicitadas.





your advertise here

Publicidade